Uma brutalidade – Ana RodriguesMartins

Ora bem, tendo em conta que eu suspeito que muitos professores ainda não se deram conta da coisa, vamos falar de trabalho lectivo ( dar aulas ) e igualdade, partindo sempre da seguinte premissa:
A profissão docente é de um desgaste brutal em todos os ciclos de ensino, nenhum professor deveria ter de dar aulas até aos 66 anos e não há professores em boas condições profissionais, o que há é alguns que dentro das más, estão nas piores.
Vejamos então o seguinte raciocínio e peço que o corrijam se estiver errado:
Os professores do 1° ciclo dão semanalmente 1500 minutos de aulas e os professores do 2°, 3° ciclo e secundário dão 1100 minutos. Reparem que não se trata da diferença entre 22 horas lectivas e 25 horas lectivas como é comum dizer-se. São 400 minutos LECTIVOS a mais por semana o que corresponde a mais 6, 6 horas a dar aulas.
Considerando que um ano lectivo tem, grosso modo, 9 meses de aulas e cada mês tem em média 4 semanas, chegamos ao montante de 36 semanas lectivas. Por uma questão de rigor, descontamos às 36 as semanas de interrupcão lectiva do Natal e da Páscoa, quatro no total, e vamos descontar mais uma para os três dias de Carnaval e um ou outro feriado. Considerem-se assim 31 semanas de aulas efectivas, a 6.6 horas a mais por cada uma, o que nos leva a mais 204,6 horas de trabalho por ano lectivo. Tendo em conta que um dia de trabalho não pode ter mais de seis horas de aulas, 204.6 horas correspondem a um total de 34,1 dias de trabalho a mais em cada ano lectivo, para os professores do 1 ciclo.
Ao fim de 40 anos de serviço, os profs do 1° ciclo terão dado mais 1364 dias de aulas. Se dividirmos esses 1364 dias por 180 que é o número médio de dias de aulas por cada ano lectivo, os profs do primeiro ciclo terão trabalhado mais 7,57 anos que os seus colegas dos outros ciclos.
A menos que esteja a ver isto mesmo mal, parece-me uma brutalidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s