Opinião – Maria Laranjinho

 O 1º ciclo bateu no fundo com a indiferença de quase todos, inclusive dos sindicatos. Verdade seja dita que este ciclo nunca fez parte da agenda de negociações, na medida em que todas as mudanças foram acontecendo paulatinamente, e aceites no meio de uma “rabugice silenciosa” da parte dos docentes deste nível de ensino. Os sindicatos sempre que iam a reuniões levavam muitos assuntos para debater, mas não do 1º ciclo. Poucos docentes ou nenhuns tem a carga horária, os vários níveis de anos de escolaridade ou níveis de aprendizagem que tem uma sala de 1º ciclo. Já para não falar dos alunos com NEE misturados com mais de um ano de escolaridade, chegando a haver 5 e 6 alunos com esta especificidade, por turma entregues a maior parte do tempo à responsabilidade do professor titular. Isto deve-se às poucas horas de apoio especializado que estes alunos tem, para que possam poupar dinheiro e não colocar mais professores. As AEC são a cereja no topo do bolo. Se há escolas que conseguem terminar as aulas curriculares às 16h, e só iniciar as AEC às 16h 30, uma grande parte não o faz porque as câmaras querem poupar dinheiro, e então numa promiscuidade inaceitável misturam um pouco de tudo, arrastando para o final do dia as atividades letivas. Com a introdução do inglês, as coisas ainda pioraram mais, com furos pelo meio, para o professor titular concluindo as atividades 4 dias por semana, às 17h 30m. É aberrante toda a situação. Talvez se resolvesse se houvesse maior solidariedade de classe, e os professores dissessem basta, até serem ouvidos. microfone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s