Rui Pereira em resposta a Alexandre Henriques

iRui Pereira29 Março, 2017 at 23:35

O Alexande Henriques mete particular ”espécie” a questão das Expressões Físico Motoras no 1º Ciclo… O que pretende? ”Um jeitinho” para colocar uns colegas e Educação Física porque os incompetentes do 1º Ciclo não lecionam, em alguns casos, as Físico Motoras? E digo-lhe, e falo porque tenho descendentes nessa situação, ainda bem que há colegas do 1º Ciclo que não o fazem… Sabe o Alexandre Henrique o que é lecionar currículos, extensos como estão, nomeadamente a Matemática, com mais do que um ano de escolaridade na mesma sala? Mais…alunos com problemas de aprendizagens? Sobre a questão dos materiais, desculpe, mas dá-me vontade de rir… Algumas escolas do 1º ciclo até dificuldade têm em obter papel higiénico; não têm auxiliares… Muitas delas, ainda há bem pouco, tinham latrinas , em vez de sanitas… Nenhuma tinha um balneário, como ainda muitas não têm…
O Alexandre Henriques, as palavras são suas, acha que é um crime privar as crianças da prática de atividade física, sabe quem são os culpados… e parece querer atirar para cima dos colegas do 1º ciclo , dos coordenadores, dos diretores… uma inspeção qualquer, forte e castigadora!
O que os colegas do 1º Ciclo não são é estúpidos, e repare que há bastantes com formação em Educação Física, e não vão colocar a cabeça no cepo, quando têm de optar, porque têm mesmo de optar, entre ter alunos competentes nas disciplinas ditas ”sérias” e as Expressões… É que a maior parte dos E. de Educação, e diretores; e inspetores não lhe cobrarão muito se a atividade motora é medíocre mas irão cobrar-lhe tudo se não souberem patavina no Português e na Matemática…
Se eu acho bem que, alguns alunos, não tenham Expressões Motora? Acho muito mal, até porque as crianças estão cada vez mais obesas e são sofríveis a nível motor! Mas existe uma passado, existe uma história , e não é minimamente justo que se ignore o que já disse…
Podia continuar , com toda a história do 1º ciclo em Portugal, e das instalações que o servem, mas para pensar, e para ver como as coisas são assim, sem fazer acusações que me parecem extraordinariamente injustas, um despacho do então secretário de Estado Valter Lemos, ano de 2006 , que reza o seguinte :” No próximo ano letivo de 2006/2207, terão lugar novas medidas para o 1º Ciclo, nomeadamente as Atividades de Enriquecimento Curricular(…) que incluem preferencialmente actividade física e desportiva e o ensino da musica.
Com estas condições criam-se as condições para que, nos primeiros anos de escolaridade, as 25 horas lectivas de trabalho sejam orientadas para o reforço dos saberes básicos e para o desenvolvimento das competências essenciais nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.(…)” etc…
Depois vierem os exames a Matemática e a Português e muito mais havia a dizer… Onde estão os culpados, se é que os há, Alexandre Henriques?
Bem fizerem os colegas do 1º Ciclo: é a sua reputação que está em jogo, e goste-se ou não, ela não será feita pela competência dos alunos em Expressão Motora, e quando as coisas foram como foram, e são como são, não devem ser eles a pagar as favas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s