Os avós do primeiro ciclo

Neste momento, quase todos os docentes do 1º ciclo tem habilitações para lecionar nos ciclos seguintes. Com a extinção do regime especial de aposentação, quem de bom senso não muda de ciclo, e de grupo de recrutamento? Seremos pois provavelmente os últimos a terminar carreira no 1º ciclo, completamente  dessintonizados  com um passado recente, em que colegas se retiraram com menos de sessenta anos.

Nós que já não podemos mudar, não queremos ser “avós” dos alunos do 1º ciclo, porque pais e alunos já não nos olham como antigamente, em que ser ancião era sinal de respeito e sabedoria. Estamos cansados que nos atirem à cara a esperança de vida, e a imposição economia da Europa.

Era urgente um regime transitório que impedisse muitos de nós chegar ao fim da carreira em sofrimento, dependentes de médicos e juntas médicas, e impedidos de aproveitar um merecido descanso numa idade ainda aceitável.

13000276_1083659804990798_3539414545623651889_n1

2 opiniões sobre “Os avós do primeiro ciclo”

  1. era_o_que_faltava • há 12 horas no blog Arlindo Ferreira
    E parece que quanto mais levam, mais gostam! Os professores foram mesmo fisgados pela ala socrática. Primeiro foi a aposentação, agora a história de ficarem de fora… é lindo ser professor… desde que não dê aulas. E foi precisamente por aqui que eles deram a volta à classe docente, compraram votos e paz dando às escolas um belo bolo para componente não lectiva. A componente não lectiva (que permite que milhares ganhem como professores sem dar uma só aula) foi a chave para fazerem dos verdadeiros professores o que querem.

    Liked by 1 person

  2. Porque protestam os professores?
    Descongelamento das carreiras, aposentação sem penalizações ao fim de 36 anos de serviço, revisão dos horários de trabalho e uma gestão mais democrática das escolas…

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s