Atribuir culpa aos professores é limpar quem os dirige

competencias1 Discordo da teoria da culpa dos professores,  que depois de uma  vida profissional  a ser sucessivamente formatados pelos diversos ministros da educação, reagem de forma contrária aos seus interesses, complicando o que lhe é proposto. Foram o fruto de  inúmeras ações de  formação do passado. Umas úteis, mas outras apenas com o fim de controlar e impor um modelo, lembro as da ADD.

No primeiro ciclo, há professores que nunca abdicaram de trabalhar de forma autónoma, prejudicados é certos pelos ditames do departamento, e da aproximação  forçada às modalidades de avaliação de  outros ciclos.

No próximo ano há uma vontade política de voltar ao trabalho por temas, coisa que alguns professores do primeiro ciclo nunca abandonaram, com destaque para os da “Escola Moderna”. Contudo parece haver também vontade de fazer reaparecer o  PCT e todo um sortido de tesourinhos deprimentes como lhe chama Paulo Guinote.

Não merecemos tanta trapalhada e indefinição, a flexibilização devia ser antes uma revisão e adequação curricular. A ressurreição dos conceitos que Crato enterrou, merecia que os novos mentores desta nova era, que já foi, viessem à escola dar o exemplo, e mostrar como é, com a leccionação de aulas por uns meses. E ainda deixo a pergunta, como é que isto tudo se vai compatibilizar com o “simplex” na educação?

 

2 opiniões sobre “Atribuir culpa aos professores é limpar quem os dirige”

  1. Atenção que esta crítica – que na verdade é uma autocrítica, pois como escrevi no meu post, não me ponho de fora – não é para ilibar ninguém de responsabilidades.

    Eu continuo a acusar quem dirige os professores de não os ouvir, não os respeitar e de impor mudanças que não têm em conta os reais problemas e necessidades das escolas. E acusarei sempre, enquanto isto não mudar.

    Acho é que deveríamos ser capazes de fazer mais e melhor na resistência aos desmandos de quem não sabe mandar.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s