Escola Pública

O controle que cria os papeis   é  adorado por toda a estrutura hierárquica acima dos professores que trabalha diretamente com os alunos . Vivem disso e para isso.

Para além dos que estão hierarquicamente acima dos professores, existem em Portugal outros grupos que trabalham indiretamente  para as turmas. Os professores de apoio, (primeiro ciclo) os professores bibliotecários, apenas com uma turma do segundo ciclo para cima, e os professores do ensino especial.

Os gráficos apontam o dedo aos professores, sem razão, pois deles não depende a gestão de recursos. A maioria, com muitas   turmas  (alunos demais) algumas de 30 alunos, ou turmas mistas (vários anos, e NEE em excesso) no primeiro ciclo.

A comparação com sistemas de ensino de países mais ricos demonstra falhas, que só uma reforma corajosa,  podia corrigir.

Nada no horizonte, para além do conhecido regresso ao passado, o paradigma da flexibilização, Não há coragem de afrontar os grupos com poder no ME para  melhorar a nossa escola pública.

Ideia

(não era por acaso que o anterior ministro, de má memória , trabalhava no Palácio das Laranjeiras, que de bom  tinha a distância que mantinha de  grupos com poder que o temiam)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s