Titular de turma, o mais importante no primeiro ciclo

Reconhecer a importância do titular de turma, dando-lhe autonomia e liberdade é fundamental para um bom desempenho dos alunos.

A sobrecarga de horas letivas, o condicionamento que sofre com decisões exteriores (  monodocência adulterada, projetos e visitas impostas), que por vezes considera contrárias aos interesses dos seus alunos,  retira-lhe  a autoridade que era habitual na gestão do desenvolvimento do currículo.

O excessivo ênfase a uma avaliação paralela aos ciclos seguintes, quase obrigatória por vezes, em vez de servir para uma melhoria da qualidade do ensino, apenas serve de empecilho e perda de tempo.

Por fim cito Paulo Guinote “a desqualificação progressiva do trabalho intelectual na educação não-superior, disfarçada com a conversa das “competências superiores” a desenvolver nos alunos em “projectos” em que desaparece o papel do professor como alguém com um capital de conhecimento específico não substituível por um gadget ou qualquer outro professor de qualquer outra área, pois tudo é transversal, é apenas uma outra faceta deste processo…”

1e1df-reter1

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s