Um aluno mediano no quarto ano que se transformou num péssimo aluno no ciclo seguinte, ou um bom aluno que se tornou mediano no ciclo seguinte. Conheço alguns casos, mas isso não me permite tirar ilações para um universo alargado de alunos. Admito que alguns alunos tenham evoluído no sentido contrário, e tornado melhores alunos. Como podemos saber? Falta nitidamente uma aferição de final de ciclo, que deslocada no 2º ano, não nos permite comparações.
Aquele sentimento, que ficar no mesmo ano é apenas para alunos péssimos, pois a regra é a progressão. (O aluno pode transitar com vários níveis 2 ou 1) Não ajuda nada, os professores, os encarregados de educação e os alunos.
Estava uma professora com a sua turma a fazer a avaliação de Expressão Físico Motora, pedindo que à vez, um aluno executasse alguns exercícios, para lhe atribuir a nota. A colega do lado especialista, dá o remoque. Isso não é nada assim, a avaliação faz-se com a turma em movimento. Pergunto eu, (que já devia estar em férias permanentes) mas não é assim que fazem a prova de aferição do 2º ano? Até podem fazer alguns um aquecimento inicial, mas que só servirá aos primeiros alunos a executar os exercícios.