O combate solitário da monodocência irreversível

Somos muitos a lutar sem a união necessária. Seríamos mais, se a maioria não pudesse sair a meio da carreira, para outro ciclo, ou até ensino  secundário, ou superior, ou pela ascensão a cargos, com menos ou nenhumas horas letivas.

Assim, temos iniciativas individuais, meritórias sem dúvida, com petições na Assembleia da República e outras iniciativas. Um secretário da maior central sindical de professores oriundo do primeiro ciclo. Uma página no facebook, que se preocupa com o 1º ciclo, mas  sem rosto. Pequenos sindicatos a colocar justiça na nossa causa. Um primeiro ministro que viu resolvido a tempo o problema da esposa, que nos pisca o olho. Mas parece que só as juntas médicas travam o doloroso caminho dos quase 67 anos,  com crianças muito novas cujo interesse se resume a verem em nós idosos simpáticos, mais velhos que os seus avós, em alguns casos, e não professores. Ressalvo os casos de excelentes professor@s que apesar da idade, com a sua jovialidade e frescura física inesperada farão milagres até à aposentação. Casos raros infelizmente!

graduation

Caso deste post não surjam comentários no blog, encerrarei em alta com as 2500 visualizações de ontem, e arranjei outra forma de combater a injustiça!

Ao entusiasmo de uns anos atrás seguiu-se o deserto! Muitos obstáculos se colocaram. Não vou enumerá-los, não vá responder de novo por difamação.

O primeiro ciclo  não tem uma Associação, ao contrário de grupos disciplinares muito pequenos!

 

 

10 opiniões sobre “O combate solitário da monodocência irreversível”

  1. Pronto, já não podes encerrar o blogue! 🙂
    Obviamente, os professores do primeiro ciclo vivem num contexto muito diferente dos demais (em muitos aspetos, para pior). É por isso que eu defendo a conversão do tempo.. Já sabes, não é? Seria bom para todos.

  2. Meu caro, os professores do 1º ciclo, bem como os educadores, sempre foram carne para canhão.
    Porque razão deixou de haver agrupamentos horizontais?
    Porque razão 70% ou mais das direções não têm um docente vindo daqueles níveis?
    Porque razão fazemos 25 horas letivas?
    Mas daqui a alguns anos falaremos da dificuldade de encontrar docentes para p pré-escolar e para o 1º Ciclo e então teremos que ir ao estrangeiros procurar alguns, tal como teve que fazer a Inglaterra.

  3. Lurdes Gonçalves no face book
    Os professores do primeiro ciclo não são defendidos por ninguém, não temos rosto. Somos um grupo muito específico, o nosso trabalho é muito importante na vida de cada cidadão. Criamos os alicerces para a vida. Praticamos horários penosos, aumentam currículos, burocracias, desenvolvemos projetos sem fim, trabalhos de grupo, … Ficamos sem tempo para trabalhar com os alunos. Exigem de nós trabalho árduo, uma aplicação que nos consome ao longo da vida. É a monodocência que noutros tempos era compensada com a reforma antes dos outros níveis de ensino. Hoje temos professores velhos, cansados, frustrados, desmotivados, doentes a recorrer ao psiquiatra para pedir baixa médica. Ninguém vê isto? Queremos acabar com dignidade, também temos direitos … Os colegas que se acabam de formar também querem trabalhar… É urgente tomar medidas.

    1. Plenamente de acordo. Há anos q refiro q o primeiro ciclo pré-escolar são menosprezados e ignorados quer pelos governos, quer pelos maiores sindicatos. Desânimo total😢

  4. Não está sozinho, calçamos os mesmos gastos sapatos. Infelizmente, os professores monodocentes sempre estiveram sozinhos nas suas lutas, pouco mudou nesse aspeto.

  5. Duílio, ainda não percebi porque cargas de água eu escrevo e volto a escrever “calçamos” e me sai sempre calçados. Malvado teclado inteligente, independente do meu dedo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s