O professor hoje não pode ser um piegas

Não pode sentir-se velho, não pode sentir-se frágil, não pode sentir-se enganado, não pode sentir-se injustiçado.

O professor hoje tem de ser um herói destemido, que avança intrepidamente, contra ventos e marés que lhe colocam pela frente.

O professor  hoje só deve contestar a sua sorte, a horas certas, nos dias próprios, nos locais indicados. O professor hoje não deve ser um rebelde, sob a pena de ficar isolado, mal tratado ou ostracizado pela maioria dos colegas.

O professor hoje deve evitar pensar em excesso pela sua cabeça.  O professor hoje deve limitar-se a cumprir ordens. O professor  hoje, não deve confiar demasiado em rotinas, amanhã já tudo pode ter mudado. O professor hoje deve ter memória de elefante e saber voar. Ao mínimo esquecimento pode cair num buraco.

Eu já não posso ser o professor  hoje, apesar de tudo amanhã vou voltar!

451a5-quadro2bnegro2b1

Dedico este post ao meu amigo Luís Costa como prova de solidariedade com o seu percurso de professor. 

Anúncios

One thought on “O professor hoje não pode ser um piegas

  1. Desobediência Colectiva é urgente! É urgente a união entre todos. Professores exaustos, exauridos, doentes mas ainda não derrotados. .. Andam há anos a transformar cada um de nós em autómatos.. A despersonalização, a humilhação pública constante, a desvalorização social, as mentiras repetidas até não haver volta a dar… querem-nos doentes, mansos e inúteis! É o fim da Escola pública, É o fim da Democracia! Há trinta anos foi assim no Brasil – by the book – mentiras, falácias, municipalização da Escola, fim dos Sindicatos e das organizações profissionais! Nos anos 70, do séc. XX,, em alguns estados Norte-americanos.; na Grã-Bretanha da Margaret… Eles sabem bem o que fazem. Oiçam enquanto respiramos! Amanhã já é tarde demais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s