Come e cala-te – Um texto de Luís Costa

Se eu fosse político, um político genuíno que raciocina politicamente faria exatamente o que os nossos queridos políticos têm feito à Escola Pública e aos professores.Se tivesse de avaliar, com critérios estritamente políticos, a atuação dos últimos ministros e secretários de estado da Educação, todos estariam entre Muito Bom e o Excelente.

Na verdade,os nossos políticos têm feito autênticos milagres no complexo território da Escola. Os professores queixam-se, mas a realidade está aí para provar que não têm razão no que dizem. Mais: a realidade está aí para demonstrar, à saciedade,que os docentes são quem menos percebe destas coisas do ensino. Mais ainda: a realidade está aí para mostrar que os professores precisam de vendas nos olhos e supervisão espiritual. Queira o meu paciente leitor fazer a fineza de passar ao parágrafo seguinte.

Na verdade,os nossos políticos têm feito autênticos milagres no complexo território da Escola.

Só um político doido cometeria a imprudência de divergir dos auspiciosos caminhos que a Educação tem vindo a trilhar. Os professores queixam-se do elevado número de alunos por turma, de falta de auxiliares de ação educativa (ou técnicos operacionais, se preferirem), de excesso de burocracia, de falta de autoridade,de constante desregulação do sistema e das práticas, mas os resultados escolares têm melhorado.

Se eu fosse político, um político genuíno que raciocina politicamente continuaria a meter pão na boca de quem ensina e dir-lhe-ia com meiguice: Come e cala-te! E deixa o ensino para quem sabe realmente da poda!

Luís Costa

Uma opinião sobre “Come e cala-te – Um texto de Luís Costa”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s