Carta aberta a Tiago Brandão que visita Portimão no sábado

Excelentíssimo Senhor  Ministro da Educação

Não usufrui da dispensa letiva atribuída aos monodocentes, aos 25 anos de serviço porque a lei ainda não existia. Aos 33 anos de serviço acionei o mecanismo, mas por contingência do serviço do agrupamento acabei como coordenador das bibliotecas, sem a componente letiva mínima de apoio atribuída aos professores bibliotecários, é certo, mas a cumprir as restantes horas letivas que são equivalente à função, em atos pedagógicos próprios da atividade da biblioteca.

Aos 60 anos comecei a pedir a dispensa letiva de cinco horas, e já vou no segundo ano com essa dispensa. No primeiro ano, as horas de dispensa foram convertidas em apoios individuais a alunos, considerados não letivos e fiz as mesmas horas letivas da monodocência. No atual ano letivo cumpro as cinco horas na Equipa TIC.

Sei que alguns colegas (poucos) mesmo usufruindo do 79 depois dos 60 anos, permanecem a lecionar na liderança de uma turma, por necessidade da escola ou por opção pessoal. Conheço outros, que traídos pela falta de saúde, esperam desconfortavelmente nas mãos dos médicos a merecida aposentação.

Posto isto, proponho como forma de valorizar a mono docência e o trabalho letivo com turma, uma bonificação de um ano para a aposentação por cada dez de Titularidade de Turma.  Para alguns colegas já seria tarde, pois com 40 anos de serviço como Titulares de Turma teriam de ter saído cerca dos 62 anos de idade, e alguns já vão a caminho dos 66 anos sem ver a luz ao fundo do túnel.

3 opiniões sobre “Carta aberta a Tiago Brandão que visita Portimão no sábado”

  1. Caro Duilio escrever, cartas abertas ou fechadas, quem não as quer ler ou melhor a quem nada manda na educação é um ato de coragem. Que tal escrever a quem manda na educação: centena, leitoa e kostinha das pedagogias copiadas?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s