Avaliações – opinião de Pedro Medina Ribeiro

Pedro Medina Ribeiro

1 h

Nunca os professores sentiram tanta pressão para dar positivas. E nem sequer é preciso ter um secretário de estado a espreitar as pautas por cima do ombro. A coisa é mais subtil (ou nem por isso…). 
Basta pedirem-nos que fique registada em acta a informação sobre as medidas universais sugeridas no 1.º período, aplicadas no 2.º período e que surtiram ou não efeito, justificando e sugerindo novas medidas em caso de insucesso. Isto, entenda-se, a acrescentar a todas as justificações que damos, mil e uma redundâncias que nos consomem horas de trabalho estéril.
Se dantes os alunos tinham de provar que sabiam, hoje são os professores que têm de provar que os alunos não sabem. E não há nova pedagogia que justifique esta inversão. 
Um professor que se demita de fazer o que deve, o professor que corra todos os alunos a positiva independentemente das suas aprendizagens e contribua para as boas estatísticas, esse será premiado.
É impossível não ficar a pensar sobre a quem interessa corromper a qualidade da Escola Pública e concluir que há muita gente com os olhos postos nesse grande negócio que é a Educação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s