A proposito das provas de 2° ano António Carvalho responde a Alexandre Andrade

Caro José Alexandre Andrade, mesmo que se acredite que estas provas foram criadas com a melhor das intenções, já se verificou que não servem para aferir nada, não só, e principalmente, com vários itens completamente desadequados ao nível etário a que se destinam que sucessivamente aparecem ao longo dos anos. No caso da presente prova, é provável que alguém conclua que os alunos têm muitas dificuldades em “Sequências e regularidades” pelo facto de, certamente, apenas uma reduzida percentagem ter respondido corretamente à questão 5, onde era pedido o n.º de elementos da 20.ª figura; ou que os alunos não têm a noção de área (ou de perímetro), já que, muito provavelmente, a questão 8 registará igualmente uma percentagem muito baixa de respostas corretas. Para além disto, poder-se-á também questionar até que ponto algumas respostas incorretas revelam dificuldades reais nos conteúdos de matemática, já que muitas vezes a dificuldade, nesta fase de aprendizagem, está na leitura e interpretação dos enunciados e não nas noções que se pretendem avaliar. E, ainda, qual a vantagem e utilidade de se querer aferir duas áreas em simultâneo? É com uma ou duas questões que se consegue esse objetivo? É esta a aferição que se pretende?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s