Paulo Guinote no Público

O arranque deste ano escolar/lectivo deve ser encarado com calma e sem demasiada excitação, porque muito do que agora se possa fazer poderá vir a ser desfeito ainda no primeiro período, conforme o resultado das eleições

https://guinote.wordpress.com/2019/09/09/o-texto-completo-do-publico-de-hoje/#comments

Anúncios

One thought on “Paulo Guinote no Público

  1. “Basta recuar quatro anos para perceber que tudo o que estava previsto por esta altura foi sendo pacientemente desfeito a partir de Novembro, tornando-se necessário rever todo o trabalho desenvolvido nas primeiras semanas de Setembro.”
    – Como é importante a memória, para se entender e perspectivar o futuro!

    “…Aliás, a regra é legislar a esmo, como recentemente se viu acerca das medidas relacionadas com a defesa dos alunos transgénero. Com anos para tratar adequadamente de um assunto delicado, faz-se um despacho a meio de Agosto, sem qualquer aviso prévio, e espera-se que as coisas aconteçam, surgindo depois alguns governantes…com ar de fastio, a acusar quem deles discorde das maiores das incompreensões.”
    – Mais uma vez, uma estratégia habitual, com muita ignorância e as escolas que ser virem!

    “…o perfil da futura equipa governamental na área da Educação e jogo de equilíbrio entre os grupos de pressão em presença. Tudo isto a juntar ao início da implementação em dezenas de municípios da “descentralização de competências” na área da Educação…”
    – Onde e quando é que não vimos já estas “colaborações? – Não me lembro! O jogo das vaidades e dos interesses onde a Educação é quanto a mim, efectivamente, o que menos conta!

    “Perante isso, mais do que fica escrito para uma posteridade efémera, prefiro procurar o que não está lá. Como professor ou como encarregado de educação. E há muita coisa que não está nos programas eleitorais, como a ausência da Educação, enquanto tema autónomo… ”
    – Mas todos falam da valorização/qualificação dos recursos humanos para ganhos de produtividade blá, blá, blá…Na verdade nenhum percebe a importância da escola, nenhum dignifica a escola como fundamental para o desempenho futuro do país… ao contrário dos países mais desenvolvidos – onde o respeito pela escola, pela educação e pelos professores foi factor determinante de uma postura/ exigência e conhecimento que preparou estas sociedades para os desempenhos sócio-económicos, políticos e cívicos onde nunca chegaremos – continuamos a cultivar a arrogância da ignorância, as vaidades e o “faz-de-conta”.
    (Nota: o PAN para mim não conta e na verdade…os outros, infelizmente, muito pouco, pelo que no meu círculo eleitora irei ao voto útil – o contributo para reduzir o peso do PS)

    – “Sobram formulações vagas ou então sem qualquer explicação sobre a forma como se pretendem implementar as medidas propostas, como e com que cronograma. Pelo que é tão ou mais importante ler-se o que lá não está, nem sequer nas entrelinhas…” – Como, também já é habitual, prática corrente e a sociedade pouco exige – são as formulações mais convenientes para o próximo jogo de conveniências pois como o Paulo refere “nas quais tudo e nada cabem lado a lado”

    – “Não está lá a reversão ou sequer flexibilização do modelo de gestão escolar, até por imposição da agenda municipalizadora. Não está uma clarificação do modelo de avaliação dos alunos, não se sabendo se,…, serão viabilizadas propostas de extinção de exames e provas finais defendidas à esquerda. Se o processo de descaracterização curricular, com a menorização de saberes fundamentais em favor de abordagens resultantes de paixões transitórias, irá continuar. E não está qualquer preocupação explícita ou implícita com a especificidade da carreira docente,…” – Isto, não preocupando esta sociedade de “indiferenças” / silêncios/ de muitos “pequeninos umbiguinhos” – nada coesa, pouco solidária e muito pouco exigente pelo que facilmente manipulável …deveria, pelo menos, preocupar fortemente os PAIS e os PROFESSORES.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s