Só é possível unir o que é igual

Nestes últimos dias surgiram duas petições (pelo direito ao extinto Regime Especial Aposentação Educadores de Infância e Professores do 1º CEB), uma de um sindicato de professores dos Açores para a Assembleia Regional dos Açores e outra no continente para a AR, já com mais de 6000 assinaturas.

Os professores do 1º ciclo têm um horário pesado, em regra entram na sala antes dos alunos, para dar o exemplo, ou rever detalhes de última hora ” Entram às 8.45 e ficam até às 12.30 ou 13h…reentram às 14.00 e saem às 15.30/16h, ou por vezes às 17.30 quando a AEC é a meio do horário. Isto em regra sempre igual nos 5 dias da semana, sendo que alguns horários têm alterações provocadas pelo Inglês e AEC.

A revolta só não existe porque a maioria sonha com o dia em que se retira para outro ciclo. Para os que não podem já mudar, resta esperar até aos 66 anos, e ir escrevendo ou assinando umas petições mais ou menos inúteis.

4 opiniões sobre “Só é possível unir o que é igual”

  1. Os Professores do 1º Ciclo têm um horário pesado, de 35 horas letivas meramente por culpa da classe Docente que não descansou enquanto os colegas do 1º ciclo não estivessem enfiados na Escolas não descansaram.
    Como todos sabemos visto estarmos em Agrupamento vertical, estes colegas dos outros Ciclos têm um horário de 22 horas ou menos e um dia livre por semana.

    1. É feio desconhecer o que se passa nos outros ciclos e tentar denegrir. Nao esqueçam tambem que os intervalos sao contabilizados para o 1 ciclo (25h?) E sao excluidos para os restantes. Logo ai esta a diferença

      1. Falo com conhecimento de causa. As 5 horas lectivas contemplam os intervalos. Não temos 1 dia sem leccionar para trabalho em parceria e autonomamente. Para alem das 25 horas lectivas temos mais 150 minutos de horas à Escola, o que perfaz as 35 horas semanais. Somos todos Docentes, com o mesmo ECD, logo todos temos de estar em pé de igualdade, a isto se chama ética e deontologia.

    2. Nunca trabalhei numa escola sem q alguém tivesse dia livre. Além disso, os colegas do 2, 3 ou do secundário é q tradicionalmente, completam o horário aos alunos do 1 ciclo até às 5, na sua componente n letiva. Por isso, dizer q trabalham menos de 22 e falácia, na verdade acabam por estar sempre c alunos. Os q n estão, entram as 8.20, saem as 5.25, mtas vezes para terem reuniões depois.
      A sobrecarga de todos é enorme.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s