Reunião S.TO.P/M.E. – Ideias genéricas em resposta a preocupações concretas

Colegas, como é público, o S.TO.P. reuniu hoje de manhã com o Ministério de Educação (M.E.). Em síntese, o M.E. (pelos Secretários de Estado João Costa e Susana Amador) começou a reunião por:

  • Louvar o brio da presença e dedicação dos profissionais de Educação. Em particular o reconhecimento do papel social do professor pelo ME/famílias e que o ensino presencial é insubstituível, devendo ser retomado;
  • Estão a ser preparadas orientações específicas com a DGS para o próximo ano letivo;
  • Estão previstos “cenários” caso seja necessário intervir no ensino presencial (por região). Particular preocupação com os alunos menores de 12 anos;
  • Recuperação/consolidação das aprendizagens nas primeiras 5 semanas, no entanto não se deve esgotar neste momento;
  • Não está em causa preparar um ano letivo “normal”, tendo em conta o grau de incerteza da evolução da pandemia;
  • Possíveis alterações no currículo, trabalhar bastante nas aprendizagens essenciais (trabalho com as associações profissionais), redução curriculares e aprofundar a modelação dos instrumentos de avaliação;
  • Reforço de mais recursos humanos para as tarefas, estratégias de apoio (nomeadamente equipas multidisciplinares e de apoio tutorial específico);

De seguida tivemos oportunidade de levantar algumas das preocupações urgentes e concretas que nos chegaram dos mais diversos Profissionais de Educação pelo país, e que, de resto, temos vindo a alertar a tutela: https://sindicatostop.pt/resumo-da-intervencao-na-reuniao-com-o-m-e-a-24-de-junho/

Em resposta à intervenção do S.TO.P., e antes de encerrar a reunião, os Secretários de Estado informaram que:

  • Está a ser preparado o reforço dos recursos humanos, referindo-se em concreto, apenas aos assistentes técnicos e operacionais;
  • Existe a preocupação pelo rejuvenescimento da classe docente, mas sem adiantar medidas (nem responder à nossa questão sobre a Legislação da pré-reforma);
  • Reconhecimento que a listagem do Amianto está incompleta (como alertámos) e que a sua retirada será iniciada em algumas Escolas nestas férias de verão, mais tarde outras escolas, nas férias de Natal e da Páscoa;
  • Continuaram a não responder com medidas concretas a muitas questões que consideramos fundamentais nomeadamente que medidas para minorar a exaustão/desmotivação dos professores, a injusta existência de quotas, ultrapassagens e uma precariedade gritante na classe docente. Também não responderam se consideram justo/motivante que Profissionais da Educação (não docentes) essenciais para o funcionamento das Escolas, com décadas de tempo de serviço recebam o mesmo do que quem entrou para as mesmas funções o mês passado?

Por último, solicitamos NOVAS reuniões (em concordância com outros colegas de outros sindicatos), após as avaliações, sobretudo para termos as devidas respostas a todas as questões levantadas (e outras), receber novas informações sobre a organização dos horários de trabalho previstos e, também, negociar mais em concreto o funcionamento do próximo ano escolar.

De boas intenções está o inferno cheio”:
Concluindo colegas, apesar de na teoria o M.E. reconhecer a dedicação/importância elevada dos Profissionais de Educação, na prática continua a não ter planos concretos para os considerar e valorizar, como merecemos. Por isso mais uma vez, reafirmamos que, em defesa de quem trabalha (e estuda) nas Escolas, não aceitaremos que o governo continue a priorizar com milhares de milhões de euros, por exemplo a Banca e a não investir devidamente nos serviços públicos essenciais como a Saúde e a Educação!

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