8h/19h – A Escola a tempo inteiro é violenta para as crianças 

…as escolas tornaram-se uma espécie de família primeira para os alunos, onde parece ser necessário ensinar-lhes de tudo um pouco, poupando as famílias a essas tarefas que em tempos serviam para aprofundar as ligações pais-filhos e faziam parte do que agora se designa, mas se pratica pouco, como quality time. PGuinote

Só falta ficar a dormir na escola!

3 opiniões sobre “ 8h/19h – A Escola a tempo inteiro é violenta para as crianças ”

  1. Temos de continuar a agir e de exigir para que sejam as Câmaras com os espaços públicos que detêm com os dinheiros do erário público, a darem resposta aos seus munícipes a fim de manterem as crianças dos municípios em segurança e com actividades, até os pais ou familiares dessas crianças e jovens as irem buscar após o seu horário laboral. A Escola é um espaço de aprendizagem, de cultura e de socialização e não de apoio social.
    Nós Professores e os Sindicatos que nos representam temos de estar em uníssono e determinarmos que o horário lectivo termina às 15h e as Actividades de Enriquecimento Curricular às 17h.
    A União faz a força!

    Gostar

    1. Então como fazer quando a prioridade de horário é dada às atividades de enriquecimento curricular? Na escola onde lecciono assim como em muitas outras que leccionei, as AECS que deveriam ser após o horário letivo estão da parte da manhã, antes da atividade letiva (caso concreto: AFD das 9h/10h; atividade letiva comigo das 10h às 10h30 e de seguida intervalo…). Também já leccionei numa outra em que as horas de estabelecimento eram para eu substituir os professores das AECS quando faltavam. Estas mesmas horas de estabelecimento, atualmente, são para eu fazer vigilância às crianças, no intervalo da sua hora do almoço. Eu, substituo os auxiliares de ação educativa porque não faz parte da função deles fazer vigilância às crianças. Como titular de turma também sou responsável por algo que não corra bem durante as AECS, pois tenho que estar presente para supervisionar as mesmas. Todas estas variantes existem porque a lei é flexível…
      Mas que qualidade de escola é esta?
      Mas porque é que tenho de me responsabilizar pelas AECS?
      Mas que qualidade de ensino é este?
      Pela minha experiência a palavra “qualidade” nada significa e o que realmente interessa é que as crianças permaneçam na escola, de preferência, com o professor (para a comunidade poder culpar quando algo não correr bem) das 7h30 da manhã até às 19h30 da tarde.
      Acho, recorrendo à minha experiência, que o horário no 1.º ciclo nunca irá mudar. Nas duas últimas décadas tudo o que mudou neste ciclo foi para pior. E assim continuará a ser.
      Que carreira é esta dos professores do 1.ºciclo? Eu tenho reuniões à noite. Formação à noite. Faço pesquisa para o meu trabalho à noite. Faço material à noite. Planifico à noite. Faço correções à noite.
      Que raio de profissão é esta?

      Gostar

      1. Denunciar as situações aos sindicatos novos que ainda não foram corrompidos: STOP (Sindicato de Todos Os Professores) e SIPE(Sindicato Independente de Professores e Educadores).
        Essas competências nunca competem aos Professores. Estou estupefacta!
        Ler o Estatuto da Carreira Doicente sobre as nossas competências.

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s