Texto enviado por J.P. Domingues.
As boas professoras estão a chegar ao fim da validade.
Educar significa capacitar, preparar para a sociedade que projetamos.
Essa preparação cabe à família, à Escola, à Sociedade. Educar dá muito trabalho, é esgotante, é cansativo, exige muito tempo, perseverança, dedicação e muitos afetos.
Hoje, vivemos numa sociedade com muitos tipos de família, um grande número de alunos vive só com a mãe ou o pai, e muitos pais abdicaram do papel de educadores, transferindo para a Escola a responsabilidade de capacitar os seus filhos para a vida de adultos.
«A palavra “escola” tem a sua origem na Grécia antiga, com SKHOLE, que foi evoluindo até ao Latim SCHOLA. Os termos de ambas as línguas têm o mesmo significado, “discussão ou conferência”, mas também significavam “folga, ócio”. Este último significado, no caso, seria um tempo ocioso onde era possível ter uma conversa interessante e…
View original post mais 2.785 palavras
Paulo Guinote em “democracias assimetricas” Nas escolas, vivemos uma “democracia assimétrica” que distribui direitos e deveres de um modo profundamente desigual, concentrando quase todos os poderes num polo decisor, os direitos num dos grupos de “actores sociais” em presença (alunos e “famílias) e os deveres e obrigações quase todos em outro (docentes) que fica literalmente entalado entre o topo que manda e os “clientes” que têm sempre razão, cabendo quase sempre aos mesmos demonstrar a bondade dos seus actos.”
GostarLiked by 1 person
O Ministério da Educação vai fazer uma “redução bastante significativa” nas mobilidades concedidas a professores para irem trabalhar para instituições fora das escolas, porque estes são precisos no ensino.
GostarLiked by 1 person