Muito ajuda quem não atrapalha – Luís Costa

MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA

Há quase duas décadas que andamos a ser maltratados por ministros da Educação que têm preconceitos negativos contra os professores. É muito tempo. É muito tempo a maltratar o ensino. É demasiado tempo a maltratar a Escola.

Há quase duas décadas que os sucessivos ministros da Educação nos insultam, nos culpabilizam socialmente, nos desautorizam, em toda linha, nos sobrecarregam de inutilidades, nos sobreocupam, na escola e em casa, nos levam à exaustão, ao “burnout”, ao desespero… ao profundíssimo e enormíssimo desejo de libertação deste suplício em que se tornou a profissão docente.

Há quase duas décadas que, ao natural envelhecimento, se tem acrescentado o desgaste acelerado e o envelhecimento precoce, diante da cegueira seletiva e obsessiva de quem nos tem governado, que passou, ignorantemente, incompetentemente, num ápice, da fase em que considerava haver professores a mais para a fase atual, em que já é insofismável a dramática falta de docentes. Ainda assim, João Costa continua em negação, acenando com falácias (concursos e contratos) e… expelindo os já tradicionais insultos (como o das baixas médicas, muitas das quais duvidosas, no seu insinuar).

Há quase duas décadas que somos vítimas de “bullying” por parte da tutela e daqueles que a tutela tem sabido atiçar contra nós, tornando o nosso quotidiano cada vez mais insuportável. Como não nos bastavam as naturais dificuldades da nossa profissão, os ministros — muito mais oponentes do que adjuvantes — decidiram infernizar-nos a vida. No “final”… o atual ministro ainda tem a lata de se mostrar espantado e indignado com as baixas médicas. Os violentados estão proibidos de sofrer, estão proibidos de ter feridas, estão proibidos de soçobrar. Requintes de malvadez.

Diz o povo, com toda a razão, que muito ajuda quem não atrapalha. Há quase duas décadas que o Ministério da Educação atrapalha muito mais do que ajuda.

Advertisement

Uma opinião sobre “Muito ajuda quem não atrapalha – Luís Costa”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s