Uma Petição Muito Simples Que Assinei Com Muito Gosto

..Teresa Santos

“O que me choca é que as “escolas” aderem voluntariamente a este projeto, mas sem auscultar quem tem de o implementar: os professores. Mais, muitas vezes contra a vontade expressa, apresentada, embora não solicitada destes – as maravilhas da gestão autocrática dos agrupamentos, conseguida pelo governo de Sócrates, via MLR e sempre reforçada pelos governos seguintes, que isto do 25 de abril e de gestão colegial é difícil de gerir para incompetentes.” Também a mim!

,”Pede-se aos Conselhos Gerais solidariedade com a luta do pessoal docente, mas seria igualmente interessante que os Conselhos Pedagógicos, mesmo que formados daquela maneira peculiar de eleição controlada pelas direcções, fossem mais do que damas e fidalgos de companhia” Paulo Guinote

O Meu Quintal

Devia ser usada, na sua singeleza, pelos sindicatos, naquela parte sobre a burocracia, nas pseudo-negociações em curso.

Fim do Projeto MAIA

Para:Ex.mo Senhor Ministro da Educação

Fim do Projeto MAIA
O projeto MAIA, Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica, criado em 2019, reduz a educação e a avaliação a um processo burocrático.
O excesso de trabalho que este projeto trouxe à Escola leva os professores a perderem a autonomia científica e pedagógica, e traduz-se em menos tempo disponível para os alunos e para a preparação das aulas.

View original post

Uma opinião sobre “Uma Petição Muito Simples Que Assinei Com Muito Gosto”

  1. APOutro
    Os sindicatos têm um entendimento diferente do nosso sobre burocracia, parece-me. Há lá pessoal que fez os seus cursos e mestrados nas ciências ocultas, também chamadas da educação. Eles não são contra a ideologia pedagógica que foi invadindo as escolas e de que o maia é um exemplo. Vários dos “ideólogos” são da Fenprof. Não me parece que possamos mudar grande coisa aqui. Estamos a falar de assuntos diferentes. Para eles trata-se da burocracia como trabalho de secretaria que foi empurrado para os professores. Para nós trata-se de uma consequência, um subproduto, da ideologia pedagógica. Seria preciso ir às causas.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s